click no número para ir ao Indíce 1.6.10.7

Tubos de Papelão para Máquina de Beneficiamento de Fios de Polipropileno

1999 a 2000 para uma empresa fabricante de redes na capital paulista, em uma extrusora de fios de polipropileno, importada que não tinha como finalizar o enrolamento em tubos de papelão. Assim graças a um folheto simples feito em impressora branco e preto, foi o meu rh mais efetivo para ser divulgado no mundo corporativo na iniciativa privada. Fui contratado para projetar máquinas, que deveria possuir em tubos de papelão um furo quadrado e duas voltas sinuosas de 135o e outra de 35o, que era para um sensor poder finalizar o enrolamento (carretel sem borda - tubo de papelão com espessura de 7 mm), conforme segue nesta página as fotos de duas máquinas (uma de corte radial e outra com pistão hidraúlico, e duas estações para confecção dos riscos em cunhas - sulcos de 1x1,5mm de largura e profundidade)

Em final de 2016, de um amigo do Engenheiro Fernando Schiavon, quem era responsável técnico de análises de riscos numa empresa fabricante de máquinas de bobinamentos, entrou num órgão público, e assim me convidou para substituí-lo, ou seja, voltei a trabalhar agora como expert em NR 12 e estou até hoje nesta empresa, porém a pandemia do cororna vírus (Covid-19) nos distanciou ou sinto que estou a perder a empresa, que está sem atividades desde fevereiro de 2020, infelizmente nossas vidas foram ceifadas por culpa dos governantes que reinaram da década de 2000 e até 2018, aonde desviaram nosso tesouro nacional para empreendimentos em paises aliados, que hoje nada nos fizeram para engrandecimento do Brasil, mas, sim são os responsávei por vidas de cidadãos brasileiros inocentes, vitímas de suas próprias escolhas em colocar no comando do país políticos, que prometeram tudo e não fizeram nada. Agora em 2019 para 2020 o atual presidente já realizou uma série de obras estagnadas e abandonadas, dentre elas da rodovia nordestina que esteve no lamaçal há muitos anos, etc. General Geisel teve esta profecia vide página Trabalho +$$$ e Caridade -$!

O assunto aborda a construção de duas máquinas, uma para cortar tubos de papelão e outra para manufatura de perfuração e riscagem (curso de sensor), para ser utilizado em uma máquina de beneficiamento de fios de polipropileno.

Nas fotos abaixo são visualizadas as duas máquinas em exposições suficientes para entendimento do referido projeto, que este autor desenvolveu, projetou e contruiu (num sobrado no bairro Botafogo, na cidade de São Carlos, em frente do Posto de Saúde, aonde um empresário tinha tres funcionários que queria empregar eles em tres estações na máquina de perfuração e riscagem, mas, quando finalizei o projeto e construção em dois meses, os funcionários foram demitidos). Projeto este que partiu da interpretação de um desenho em folha A4 de origem alemão), para uma máquina "board", que enrolaria fios de polipropileno, para atender a demanda e aplicação de fios de prolipropileno, as quais são usados nos mais variados empregos comerciais, seja em cordas, tapetes, redes, etc.

O autor deste projeto e Home Page, para a referida construção levantou de início documentações por "papers", concedendo autenticidade ao produto, perante normalização internacional.

No sentido de aplicação de máquinas para manufaturas de tubos de papelão, ou mesmo para fabricação de tubos de variados diâmetros, este profissional detem tecnologia de fabricação para projetos de máquinas para esta finalidade, quando poderá fornecer informações do tipo:

  1. Quem fabrica, atualmente tubos de papelão?
  2. Qual universidade que desenvolveu e produziu mecanismos?
  3. Quem pode ser alocado para desenvolver projetos, desta monta?
  4. Quais as características para aplicação de sensores?
  5. Levantamento de acervo de "papers" neste assunto?
  6. Outras

Além deste projeto, o autor pensa em ampliar utilizando sensores de outras naturezas, para outros tipos de projetos, pois obteve mestrado nesta área de medições, na teoria da elasticidade, o que vem a ser um grande avanço tecnológico, para quem se especializou em mecatrônica.

Para enviar e-mail, solicitando informações, sugerindo e/ou opinando via o e-mail: sting.pl@bol.com.br (e-mail corrigido sintaxe em 21/08/2020, aceite nossas desculpas)

Fotos da primeira máquina, para cortar com facas circulares tubos de papelão com 2300 mm de comprimento é mostrado abaixo, a qual confere 10 tubos de papelão com comprimento de 230 mm e diâmetro de 93 mm.

Fotos da segunda máquina, para conferir um acabamento especial, sendo três estágios é mostrado abaixo, a qual confere a tubos de papelão com comprimento de 230 mm e diâmetro de 93 mm, as características apropriadas para ocorrer o contato de sensores de presença.

Máquina para manufatura de Perfurações em Tubos de Papelão
Foto esquerda: vista frontal para perfuração radial.
Foto direita: vista lateral/frontal de dois estágios para riscagem.

Normalmente quando nasce um projeto, parte-se da idéia para o papel, depois para a fabricacão, neste caso, foi o mesmo, porém foi fornecido um desenho, como visto abaixo, em como deveria ser feito determinado trabalho em tubos de papelão, assim projetei a referida maquina, ora vista nas fotos acima.

Conheça outros Projetos de 1983 a 2003!