click no número para ir ao Indíce 1.2.0.0


Página atualizada em 12/10/2002
Criada em 10/04/2000

ENGENHEIRO ESPECIALIZADO EM PROJETOS DA MECATRÔNICA - 1983
para
ENGENHEIRO MECATRÔNICO - 1994


. Tudo começou na Grécia, Egito, China e Alemanha - Neyer Steineg, T.: Chirugische Instrumente des Altertuns. Verlag Fischer 1912.

Para melhor comprensão da história da mecatrônica, após esta página, estará perante as "PORTAS MECATRÔNICAS", click Aqui Entre no item "01. ORIGEM/MECATRÔNICA" e poderá conhecer a origem "Mecânica Fina" no Brasil, pelo criador e fundador Prof.Dr. Otto Afredo Rehder (in memorium).

. Em 1983, engenheiros obtiveram o título "Engenheiros de Projetos em Mecânica Fina", agora neste "PORTAL MECATRÔNICOS" o nome "GUERREIROS OU GLADIADORES MECATRÔNICOS", com intuito de transmitir experiências herdadas, para proporcionar portas a quem de interesse, que na mecatrônica existe uma arte, porém desconhecida! Quando dentre elas "brinquedos", para alegria dos baixinhos.

. Passado 17 anos, um mecatrônico vem mostrar trabalhos realizados, para incentivo dos que vem agora buscar alternativas de prosperidade neste campo promissor e tecnologicamente difundido via internet, quando poderão tornar-se guerreiros ou gladiadores robôticos, cadastrando-se nas portas mecatrônicas, se tornará membro do "Portal Mecatrônico 2000".

Decreto-lei denominou a "Mecatrônica" para o curso de "Engenharia Mecatrônica"

. Vale anotar sua opinião (no rodapé desta página ou escreva para e-mail:sting.pl@bol.com.br), se a origem pode ser esta ou aquela apresentada neste site, no link "Origem da Mecatrônica no Brasil", com endereço eletrônico http://www.geocities.com/pauloluporini/origem.html - Boa Leitura! O que deveria ser na verdade a "Mecatrônica" no Brasil!!!

O Profissional

Atuará na interface entre o sistema produtivo e o sistema gerencial de empresas. A formação multidisciplinar nas áreas de mecânica, eletrônica, instrumentação industrial, informática, controle e gestão da produção permitirá ao profissional elaborar estudos e projetos, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais.
Suas atividades incluem a análise dos processos; projeto e dimensionamento, configuração, avaliação, segurança e manutenção dos sistemas de controle e automação; bem como os sistemas produtivos e das informações, com enfoque voltado para o sistema como um todo, ao invés de análise específica de componentes elementares. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas alterações tecnológicas, sociais e econômicas. Poderá tratar de assuntos de Engenharia Legal, concernentes às atividades indicadas acima. Finalmente, a profundidade do curso capacita o formando a iniciar-se na carreira de pesquisador na área de Engenharia Mecatrônica, podendo também atuar como professor universitário.

Exercício profissional

A Lei Federal n 005194, de 24 / 12 / 1966, regulamenta o exercício da profissão. O Decreto Federal n 000620, de 10 / 06 / 1969, regulamenta a mencionada lei.

Integralização

Para graduar-se neste curso, o aluno deverá perfazer o total de 244 créditos, equivalentes a 3.660 horas. O curso poderá ser integralizado em 10 semestres, conforme sugestão oferecida pela unidade para o cumprimento o currículo pleno, não excedendo o limite de 18 semestres.
Período: Noturno

Reconhecimento

Engenharia Mecatrônico
Reconhecido pela Portaria MEC 1694, de 5/12/94, e resolução CREA 427 de 5/03/99 que discrimina as atividades profissionais do Engenheiro Mecatrônico.

CURRÍCULO PLENO

Alguns pontos se destacam na côr vermelha, que lembra a côr de "Guerra de Robôs 2001" do Robô Scorpion do Prof. Pastore. Guerra esta implantada em abril de 2001, pela UNICAMP. Assim, o link "UNICAMP" no rodapé VOCE poderá conheçer a legislação na maior universidade da América Latina - UNICAMP - devido concentrar milhares de cientistas, e que se destaca neste ano de 2002 com novo ingressante na pessoa do Engenheiro Mecânico Especializado em Mecânica Fina Paulo Luporini Pastore, na área de "Robôtica" no departamento de "Mecatrônica - Engenharia Mecânica".

Ciências do Ambiente - Direito - Economia para Engenharia - Circuitos Elétricos - Introdução à Teoria Eletromagnética - Introdução à Eletrônica - Laboratório de Eletrônica - Estática - Dinâmica - Resistência dos Materiais I - Resistência dos Materiais II - Estágio Supervisionado - Introdução à Engenharia de Controle e Automação - Desenho Técnico Assistido por Computador - Engenharia de Fabricação -Oficinas - Mecatrônica - Materiais de Engenharia - Laboratório de Ensaios de Materiais - Fabricação Mecânica e Metalúrgica - Fenômenos de Transporte I - Fenômenos de Transporte II - Usinagem dos Materiais - Circuitos Lógicos - Laboratório de Circuitos Lógicos - Mecânica Aplicada - Sistemas Térmicos - Controle de Sistemas Mecânicos - Eletrônica para Automação Industrial - Laboratório de Eletrônica para Automação Industrial - Sistemas de Produção e Organização da Produção - Sistemas Mecânicos - Sistemas Fluidomecânicos - Dispositivos Eletro-Mecânicos - Instalações Industriais - Inteligência Artificial Aplicada - Controle Avançado de Sistemas - Instrumentação - Laboratório de Sistemas Térmicos e Fluidomecânicos - Laboratório de Sistemas Digitais - Fundamentos da Engenharia da Qualidade - Engenharia Simultânea - Robótica Industrial - Laboratório de Controle de Sistemas - Sistemas de Aquisição de Dados - Projeto Assistido por Computador - Redes de Comunicação em Ambiente Industrial - Automação Industrial - Administração dos Sistemas de Produção - Trabalho de Graduação I - Trabalho de Graduação II - Projeto de Sistemas Mecatrônicos - Eletrotécnica - Física Geral I - Física Experimental I - Cálculo IV - Cálculo I - Geometria Analítica e Vetores - Cálculo II - Cálculo III - Algoritmos e Programação de Computadores - Estruturas de Dados - Org. Básica de Comput. e Linguagens de Montagem - Engenharia de Software - Organização de Computadores - Estatística Elementar - Cálculo Numérico - Química I - Química Experimental I

UNICAMP Opinião... AquiVisitante n.